• Obras de urbanização do campus Juazeiro do Norte estão em fase de conclusão

10 de setembro de 2019 por

Texto e fotos por Matheus Fersanto

As obras de urbanização do campus Juazeiro do Norte da Universidade Federal do Cariri (UFCA) estão em etapas de finalização. As construções, que se iniciaram em julho deste ano,  incluem novos espaços de circulação e convivência. Em cerca de 20 dias devem ser concluídas a limpeza, o acabamento e a sinalização dos ambientes.

Orçado em R$ 3.976.629,31, o contrato prevê a construção de guarita de acesso à residência, lixeiras, bicicletário, ciclovias, vias pavimentadas e sinalizadas, calçadas, muro de arrimo, drenagem, instalações hidráulicas, castelo d´água, instalações de iluminação, média tensão, estacionamentos, além de área de convivência.

Segundo o professor André Freitas, Diretor de Infraestrutura, antes da obra ser entregue definitivamente, ainda serão feitas vistorias para corrigir possíveis detalhes, mas alguns ambientes estão sendo ocupados aos poucos. “A ocupação dos espaços, na verdade, já começou. Os centros já começaram a ser divididos, as pró-reitorias já começaram a ser divididas”, diz.

Freitas lembra que os novos espaços vão produzir uma nova demanda de gastos e pessoal. “O impacto, que vai ser bem grande, vai ser na questão de limpeza, porque a gente paga por metro quadrado limpo”, diz. Também comenta que deve haver um consumo maior de energia, o que pretende ser solucionado futuramente com o uso de energia solar no campus. “Por isso que nosso plano, eu acho que antes de pensar em qualquer investimento, é o painel solar”, esclarece.

Para a estudante de Administração Pública, Rhana Erika, a expansão da universidade é importante, principalmente por estar localizada no interior. “Dá mais oportunidade para as pessoas que não tem condição de ir para uma capital ou ir para outro estado e se manterem lá, estudarem lá”, diz. Rhana também aponta que a universidade traz mais visibilidade e desenvolvimento para região. A estudante avalia positivamente a urbanização, mas avalia que a localização do campus é distante. “A questão de segurança, é muito complicada, se alguém passar mal aqui dentro, por exemplo, também é muito complicado”, comenta.

O campus Juazeiro do Norte é o maior da UFCA, onde funcionam 15 dos 23 cursos de graduação, seis de pós-graduação, além de unidades administrativas e acadêmicas. A universidade também possui os campi Crato, Barbalha e Brejo Santo. Há ainda o campus Icó, onde funciona o curso de História, em desativação.

IMG_20180703_152928126