• REGIÃO METROPOLITANA DO CARIRI AVANÇA NA VACINAÇÃO DE JOVENS

13 de setembro de 2021 por

População geral a partir dos 18 anos é incentivada a participar da campanha de vacinação e repercussão chega às redes sociais.

Jovem no momento da vacinação. Foto: Petrick Lacerda.

Concluindo o mês de agosto, as cidades de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha deram início ao processo de vacinação ao público a partir de 18 anos, que marca o último grupo da fase adulta a serem vacinados. Por ser um público estritamente ligado à era digital, as prefeituras contaram com as habilidades criativas e se renderam à criação dos memes e de propagandas incentivadoras à vacinação. A ideia, bastante aceita pela comunidade, também repercute nas redes sociais dos vacinados que esbanjaram desde fotos com cartazes no Instagram a vídeos no TikTok, gerando comemorações, críticas sociais e também opiniões contrárias à vacinação.

A cidade do Crato saiu à frente na vacinação, abrindo o agendamento no dia 26 de de agosto e iniciando a vacinação já no dia 27. Segundo a última atualização, ocorrida em 02 de setembro, 18.591 jovens de 18 a 29 anos já foram vacinados com a primeira dose na cidade.  Em Juazeiro do Norte, no dia 30 de agosto, o perfil do Instagram da prefeitura ganhou mais uma ação de divulgação: a população foi surpreendida por um convite feito pelos personagens da animação Homem Aranha, que além de comunicar a liberação no sistema saúde digital, também chama a atenção sobre a não escolha do imunizante.

A cidade iniciou a aplicação em 31 de agosto, com 3.780 doses disponíveis, abrindo mais 7230 doses no dia 03 de setembro. Barbalha, veio logo em seguida, abrindo o agendamento no dia 02 de setembro, com 700 doses disponíveis. A estudante, Thalita Correia, 20 anos e residente na cidade, foi uma das jovens que conseguiu o atendimento para o dia 04 de setembro. Devido a grande demanda, ela conseguiu entrar no sistema para agendar sua vacinação na terceira tentativa. A conquista pela vacina foi um marco muito importante, “A sensação é de felicidade e também de alívio e esperança, pois há um ano atrás não imaginava que esse momento ia chegar”, conta Thalita.

Assim como a maioria do público jovem, a estudante não perdeu a oportunidade de divulgar esse momento com muito humor através de um vídeo postado em sua rede social. – A divulgação da vacina pra mim é muito importante nesse momento, para estimular que outras pessoas recebam a dose, mas também significou pra mim uma forma de protesto contra um governo genocida que insiste em apoiar atos criminosos e que vão contra a vida e a ciência, revela Thalita.

Fonte: Arquivo pessoal.

A estudante de Jornalismo, Ana Clara Freitas Rolim, de 18 anos, também conseguiu a sua vacinação na cidade do Crato e fez questão de registar o momento, usando um cartaz representando suas habilidades e pensamento político.

Ana Clara, momento da vacinação. Foto: Arquivo pessoal.

Para ela, a vacina é sinal de esperança – a gente vai, aos pouquinhos, começando a acreditar em um amanhã melhor, e a postagem nas redes, só reforça a importância da vacinação e desperta o interesse das pessoas para a primeira e segunda dose, relata Ana Clara.

Diferente da maioria dos jovens, alguns ainda não são a favor, como é o caso de Ayrlon Arruda, 20 anos de idade, ainda não vacinado. Segundo o jovem o motivo da sua desconfiança é a rapidez com que as vacinas foram produzidas e a sua origem.

– As autoridades de saúde do mundo tinham ciência de que esse vírus ia se espalhar pelo mundo antes mesmo de se começar essa pandemia. Sendo assim eu tenho receio de que a algo por trás disso tudo. Pelo fato de eles mesmos criarem a doença e lançarem no mundo e eles mesmo criam as vacinas dizendo que estão pensando na cura das pessoas. Então pra mim eles tem alguma intenção na aplicação dessas vacinas pelo mundo.

Fonte: Plataforma Forms / Equipe UFCA.

Em uma pesquisa social realizada pela nossa equipe, os resultados mostram que  muitos acreditam que a desconfiança da vacina, em sua maioria, se deve ao fato da influência política, que consequentemente impede o avanço da vacinação geral da população.

Ainda em agosto de 2020 a diretora da Organização Pan-Americana da Saúde, Carissa Etienne, já demonstrava sua preocupação com o público jovem, sendo esses os principais propagadores do Coronavírus nas Américas. Ela falava sobre uma “incidência desproporcional”, ou seja, existe um padrão semelhante em todo o continente de concentração de casos no grupo de 20 a 59 anos, mas que 70% das mortes ocorrem entre as pessoas de mais de 60 anos.

Conversamos sobre as causas da propagação do vírus com o Farmacêutico, Pedro Victor Landim, também residente em saúde coletiva pela Universidade Regional do Cariri e atuante na Unidade Básica de Saúde Recreio, um dos pontos de vacinação da cidade do Crato e ele expressa sua opinião:

Pedro Victor Landim, ponto de vacinação. Foto: Arquivo pessoal.
Fala de Pedro sobre a população jovem

As prefeituras aceleram a vacinação e já estão encaminhando o processo com o grupo de faixa etária menor que 18 anos. O impulso foi dado após aprovação  da Pfizer, como imunizante apropriado para adolescentes de 12 a 17 anos.