• Rotina de exercícios físicos aumenta neste período de afrouxamento de decretos e baixa da pandemia.

  • Voltar
13 de setembro de 2021 por 

Beatriz Silva | Dhennesys Paulino

Com a campanha de vacinação contra a COVID-19 seguindo em velocidade regular no Brasil, as pessoas conseguem voltar a alguns dos velhos hábitos e praticar novos. Na cidade de Araripe-CE, os hobbies saudáveis ganharam destaque por parte da população que, agora na reta final da pandemia, criaram rotinas de caminhadas e pedaladas nas extremidades da cidade, evitando aglomerações em pistas de cooper ou lugares semelhantes.

Ciclistas próximos a cidade de Araripe-CE.

Elena Januário, de 42 anos, é comerciante e tem um hobbie andar de bike. Conversando conosco, ela explica que o ciclismo entrou na vida dela alguns meses após o início da quarentena no Brasil. Antes, ela participava de um grupo de exercícios funcionais, porém, com o fechamento da turma devido aos decretos, teve que parar por um tempo. Elena explica que a falta dessas atividades impactou bastante, por isso, começou a pedalar na companhia de sua filha e, até hoje, continua com esse programa nos fins de tarde. Ela fala que é quase como uma terapia, consegue exercitar-se e refletir sobre a vida nesse meio tempo.

Segundo levantamento da Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike), realizado junto às 40 empresas associadas, houve um aumento de 118% nas vendas de bicicletas entre 15 de junho e 15 de julho deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado.

Ainda na cidade de Araripe-CE, alguns dias da semana são escolhidos por grupos de ciclistas, que realizam, segundo eles, dentro das normas de prevenção contra a Covid-19, percursos que vão de 5 a 30 quilômetros. Os pedalistas mais experientes, como conta Romário Cardoso, professor de Educação Física, fazem os trajetos longos com mais frequência, enquanto os que iniciaram há pouco tempo, realizam pequenos desafios progressivos. Um desses desafios, é um trajeto de uma cidade a outra, no caso, de Araripe para Potengi, que tem cerca de 20km de distância e é um percurso agradável para os ciclistas.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *