• I Seminário Regional de Formação Política em Comunicação e Cultura realizado com sucesso na UFCA

7 de maio de 2014 por

Nos dias 1 e 2 de maio aconteceu o I Seminário Regional de Formação Política em Comunicação e Cultura no Cariri, foi o primeiro evento da ENECOS na região. A realização contou com a presença de estudantes dos estados do Ceará, Maranhão e Piauí, que formam a regional Nordeste 3, além de estudantes dos estados do Rio Grande do Norte e Paraíba, que compõe a Nordeste 2, junto com Pernambuco.

O Seminário propôs debates amplos sobre combate às opressões, qualidade de formação do comunicador, democratização dos meios de comunicação, bem como discutiram sobre comunicação e cultura. Além dos debates, o evento trouxe também oficinas de fanzine, xilogravura e fotografia. As mesas compunham estudantes, representantes do coletivo de outros estados, professores, entre outros convidados.

Um dos organizadores do Seminário nos falou um pouco sobre executiva. Segundo o estudante de Comunicação Social da UFCA, Lima Júnior, a executiva está passando por um processo de renovação nacional.

“Durante o Congresso Brasileiro dos Estudantes de Comunicação Social (cobrecos), realizado este ano em Vitória – ES, tivemos que organizar uma comissão gestora nacional, devido à falta de mobilização para as eleições da coordenação regional, que acontecem todo ano para garantir a democracia na executiva. Infelizmente, o processo de formação da Comissão Gestora Nacional (CGN) está sendo muito questionado, além da falta de diálogo da mesma com a base, que são os Centros Acadêmicos e os militantes que compõe a executiva. Durante o Seminário, a CGN se ausentou do apoio ao evento, tanto na parte financeira como na parte de construção, sem trazer nenhum membro da comissão para o evento.”,disse ele.

Com muito esforço e dedicação, o primeiro seminário da ENECOS na região do Cariri foi bastante representativo para os estudantes da UFCA e deixa a proposta de que o próximo Encontro Regional de Estudantes de Comunicação – Erecom seja aqui no Cariri com data prevista para a semana santa do ano que vem.