• Estudantes da UFCA finalizam segunda etapa de projeto social na comunidade do Horto

9 de maio de 2014 por

O projeto Cultura e Serviço no Horto finalizou sua segunda etapa de atividades na tarde dessa segunda-feira, 08, na cozinha comunitária do Horto. Em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social– CRAS, com o Supermercado Nogueirae com o MESA BRASIL – SESC, o núcleo de extensão da Universidade Federal do Cariri, Enactus UFCA, pretende iniciar as ações para a terceira e última etapa do projeto.

A iniciativa da Enactus UFCA busca orientar mulheres que prestam serviços na comunidade do Horto, no município de Juazeiro do Norte – CE. Segundo Mayara Mulato, membro do núcleo, a ideia do projeto é sensibilizar as mulheres sobre a importância das possibilidades de melhoria na qualidade e no padrão de vida.

O projeto consiste em três etapas, duas delas já concluídas, a primeira foi constituída por capacitações teóricas na área de gestão de negócios, com aulas ministradas por professores da UFCA e por estudantes do Curso de Administração da mesma instituição. A segunda etapa foi composta por aulas práticas de culinária, ministradas por duas instrutoras do MESA BRASIL – SESC. As aulas dessas primeiras etapas aconteceram na cozinha comunitária do Horto, cedida pelo CRAS.

A terceira etapa será a criação de um ponto de cultura na comunidade até o final do mês de maio, local onde as mulheres poderão praticar e se beneficiar dos conhecimentos adquiridos nas capacitações, além disso, apresentações musicais serão atrações para o público.

O que é Enactus?

A Enactus é uma organização internacional sem fins lucrativos, composta por estudantes, professores e empresários que se unem em prol de um bem maior. Ao redor do mundo, em várias universidades, times são formados a cada dia, e a UFCA possui o primeiro time Enactus da região do Cariri.

enactus  A Enactus UFCA atualmente possui 30 membros, todos estudantes de cursos diversificados da Universidade Federal do Cariri. O núcleo desenvolve projetos sociais que têm como objetivos principais: impactar em nível ambiental, econômico e social algumas comunidades da região, além de converter estudantes em líderes que sejam capazes de transformar obstáculos em oportunidades.