• Projeto “Mediações Culturais” estreia com o tema “Cultura e Fenômeno Religioso”

12 de maio de 2014 por

Na noite da última quinta (08/05), no auditório da Universidade Federal do Cariri, aconteceu a estreia do programa Mediações Culturais organizado pelo professor Ricardo Salmito e equipe.

A primeira edição do evento trouxe o tema Religião e teve como convidada a professora da Faculdade de Educação da UFC, Ercília Braga de Olinda. Ercília é doutora em educação com Pós-Doutorado em Ciência da Religião e pesquisadora no campo da educação popular e religião. Juntamente com a professora, também compuseram a mesa Jonas Alves, estudante do curso de Design de Produto da UFCA e membro da Aliança Bíblica Universitária – ABU e Jéssica Diniz, estudante do curso de Música, praticante de candomblé e militante do grupo Mulheres Negras do Cariri.

O debate girou em torno da questão Universidade e Religião com a pergunta norteadora “por que e como estudar as religiões na universidade hoje?”. A professora Ercília falou sobre os estudos científicos à cerca dos fenômenos religiosos e por que esses estudos não têm lugar na universidade, falou também da importância dos próprios praticantes desses fenômenos religiosos falarem de si mesmos sem intermédio.

A estudante Jéssica, falou um pouco sobre o Candomblé, sobre os preconceitos que as religiões de matriz africana ainda sofrem, e também como ela vem fazendo para combater isso, bem como contou como começou seu contato com a religião. Jonas falou sobre a ABU, grupo interdenominacional que se propõe a estudar bíblia uma vez por semana na hora do intervalo das aulas na UFCA. O debate seguiu com bastante participação dos presentes com perguntas, colocações e experiências, permitindo assim a interação entre os convidados e os ouvintes.

O programa Mediações Culturais acontecerá pelo menos uma vez por mês, e a próxima edição já tem data e tema definidos, será no dia 22 de maio com o tema Cultura e Política na Universidade no auditório da UFCA. Desde já, estão todos convidados a participarem desse enriquecedor evento.