• A sétima arte em evidência

19 de maio de 2014 por

Estudo sobre cinema e cineclubes vem ganhando visibilidade no Cariri

Desde Maio de 2012 vem ocorrendo um curso de iniciação aos estudos de cinema, grupo sétima, esse grupo de estudos sobre cinema faz análise e crítica das produções cinematográficas brasileiras e outras. Para quem gosta da sétima arte, aprecia bons filmes e uma boa discussão em torno da cinematografia é um bom espaço para ser frequentado por cinéfilos, estudantes de cinema e curiosos. Trata-se de um grupo de estudos sobre cinema, que acontecem todas as quartas-feiras a partir das 14 horas no SESC de Juazeiro do Norte. Entre outras análises os estudos discorrem sobre estética, linguagem, perspectivas, temática, gênero, ideologias, montagem e outros assuntos que diz respeito ao universo da sétima arte, o cinema.

O mediador do grupo de estudo sobre cinema, Elvis Pinheiro já trabalha com cinema, e exibições de filmes há mais de dez anos na região do Cariri, através de exibições de filme e discursões em torno dos mesmos. Esses espaços são bem conhecidos do público, alguns dos participantes já desenvolvem trabalhos sobre cinema e suas manifestações na região, mas também conta com outros adeptos de diversos segmentos artísticos, como por exemplo, o teatro. São vários espaços espalhados pelo triângulo crajubar, (Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha), destinados a esse tipo de estudo e divulgação das produções e exibições do gênero.

Elvis Pinheiro organiza os projetos com o apoio de instituições públicas e privadas. Atualmente há em andamento vários espaços com exibições de filmes denominados ”Cult” e debate a respeito dos mesmos, envolvendo discursões acaloradas. O público alvo é variado, entre professores, estudantes, cinéfilos e curiosos que gostam de cinema ou participam apenas para adquirirem mais conhecimento sobre o assunto ou ainda só para assistir aos filmes, que são filmes bons, que são de difícil acesso aos telespectadores, não muito comerciais, por assim dizer, filmes que são difíceis de encontrar em locadoras até mesmo em lojas. Os filmes e os textos, assistidos e discutidos são sempre escolhidos pelo mediador, que desenvolve o papel de professor e orientador, apoiando e incentivando os espectadores sempre a irem mais além.

O grupo que agora em maio faz dois anos de existência, conta com um cronograma bem rigoroso, para os seus participantes, todos tem que ler os textos passados por Elvis, discutir, apresentar seminários, fazer trabalhos sobre determinados assuntos do cinema, como por exemplo,cinema novo, novelle vague e etc. e debater sobre os filmes assistidos dentro do grupo. “Tudo isso é gratificante, pois fazer parte desse grupo que já é como uma família traz prazer e mais interesse pelo cinema”. Esses espaços, como também o mediador, Elvis Pinheiro, já foram varias vezes notícia dos meios de comunicação local, tanto de radiodifusão quanto impresso, por tanto são bem conhecidos do público.

A inscrição para fazer parte do grupo de estudo é gratuita, assim como as entradas para as sessões nos espaços citados, de exibição de filmes. todos são bem vindos para aprender e ensinar um pouco de cinema. A sétima arte vem ganhando espaços importantes na região, a própria Universidade Federal do Cariri, cogita trazer um curso de artes visuais para o Cariri, ampliando ainda mais o leque de oportunidades para quem quer seguir desenvolvendo um trabalho voltado para o cinema. Esses espaços para exibição e discussão sobre filmes é uma contra posição dos espaços de cinema ditos tradicionais, pois os filmes mostrados nesses espaços de “cineclubes” são produções de “baixo custo” e não são exibidos nos cinemas aqui do Cariri, diferentemente dos filmes hollywoodianos.