• Skate: Esporte vem crescendo na região do Cariri

19 de maio de 2014 por

O skate é um dos esportes que mais cresce no mundo, no Brasil, no Ceará e no Cariri. Cidades como Juazeiro do norte, Crato e Barbalha, são exemplos do aumento de praticantes deste esporte. Estas cidades foram contempladas com pistas públicas de skate, o que vem fazendo com que o esporte ganhe visibilidade na região. As cidades do triângulo CRAJUBAR já contam com escolinhas de iniciação ao esporte, que são organizadas pelas associações que representam os atletas dessa modalidade. Além das escolinhas as associações de skate organizam diversos eventos como campeonatos, palestras e apresentações em escolas públicas de seus municípios para divulgar ainda mais a modalidade e incentivar a inclusão de novos adeptos aos esportes radicais.

Juazeiro tem uma das melhores pistas profissionais do Ceará, e conta com o maior número de esportistas da região, em seguida vem a cidade do Crato e com um numero mais reduzido de atletas a cidade de Barbalha, onde a pista de skate foi inaugurada dentro do projeto do governo federal “praça da juventude”. O governo do estado vem investindo muito no esporte, foram construídas 25 pistas em todo Ceará. Na cidade do padre Cicero, a AJUSK associação Juazeirense de Skate, vem desenvolvendo um trabalho voluntário de iniciação ao skate, a escolinha conta com professores que são skatistas e dedicam uma parte do seu tempo para dar continuidade aos projetos.

Paulo Tiago é formado em educação física e é um dos professores, segundo ele o esporte vem tomando grandes proporções em Juazeiro. Foi entregue ao secretário de esporte um projeto para inclusão da modalidade nos jogos estudantis Juazeirense JEJUNO´S, que já pode acontecer esse ano, a cidade será a primeira no estado do Ceará a incluir a modalidade nesse tipo de evento. Para Damião Teles, estudante de jornalismo e skatista, também professor da escolinha “é através desses eventos que o skate vem mostrando sua importância quanto esporte radical e como forma de inclusão social” ressalta.

Em Juazeiro a escolinha de skate acontece nos finais de semana, Sábados e domingos de 08:00 ás 10:00h da manhã, na pista de skate pública do parque ecológico das Timbaúbas, é gratuito e não tem limite de idade para participar. Para o pai de Jackson Silva, aluno assíduo da escolinha. Adriano Silva “é um momento de lazer e uma oportunidade das crianças aprenderem um esporte diferente, tão discriminado pela sociedade”. Enfatiza. E ainda se diz orgulhoso de ver o seu filho fazendo manobras incríveis em cima do skate, oportunidade que ele não teve quando criança.

Essa iniciativa da associação é um complemento e uma forma de mostrar que o skate é um esporte que pode trazer bons frutos futuramente, como a profissionalização de atletas, além de tirar crianças de atividades ilícitas e da ociosidade.

Leia mais em Blog do Damião Teles e no Canal do Youtube