23 de maio de 2014 por 
Eles se transformaram na indústria da fé e estudam o mercado para saber como atrair multidões de fiéis.

A igreja católica sempre se adaptou muito bem as mudanças que vem com o decorrer do tempo, procurando formas de modernizar a abordagem de fiéis para não perdê-los em meio a generosa quantidade de religiões que estão entrando em evidência. E é tentando evitar a evasão de seguidores que surgem na cena religiosa nacional itens como padres galãs, marketing religioso, missas show e até turismo religioso.

Nos últimos anos a neopentecostal Renovação Carismática Católica tem tido maior visibilidade devido á seus cultos mais participativos, que incluem danças e dinâmicas fugindo da monotonia encontrada nos rituais de missas. Assim passam a influenciar e a servir de exemplo tanto para as demais religiões quanto para os católicos conservadores que não aderem ao estilo moderno e jovem espelhado nas enérgicas igrejas anglicanas estadunidenses. O sucesso de tais inovações reflete na influencia e no lucro dos dízimos e doações feitas as entidades que usam todas as suas ferramentas para pedir ajuda aos fiéis visando crescimento financeiro, que vem disfarçado como crescimento das obras de evangelização e apoio para que tais entidades possam continuar seu trabalho. Traduzindo, as comunidades católicas estão praticamente cobrando pelos seus “serviços”, algo que enquanto desligado da religiosidade não pareceria errado.

A mais famosa instituição de mídia católica do Brasil é a Comunidade Canção Nova, eles trabalham com rádio, uma emissora de televisão, várias redações, editora, departamento administrativo e estúdio, sem falar que ainda contam com um complexo de 450 mil quilômetros quadrados, cerca de 2.000 funcionários, diversas capelas espalhadas, um centro de evangelização que acomoda 60 mil fiéis sentados, com alojamento e acampamento para os colaboradores (cerca de 600 mil) que quiserem visitar a cidade fazendo uma espécie de turismo religioso, hoje incluso em muitas das agências de turismo.

Estes colaboradores são atraídos pelos programas de TV , transmitidos também para Europa, Estados Unidos, Oriente Médio, Oeste da Ásia e Norte da África, onde os apresentadores praticamente imploram a ajuda do telespectador, principalmente quando chega o inicio do mês, é como um Teleton que nunca acaba, eles sempre utilizam o mesmo discurso de que as contas do mês na comunidade não estão fechando. Pedem dinheiro e joias que são recebidas pelo correio, alguns fiéis chegam a enviar alianças e pedaços de dente na tentativa ajudar, como também compram artigos religiosos da marca vendidos em catálogos, loja virtual e lojas por todo o país, aliás praticamente metade da programação é voltada para o merchandasing destes artigos.

Uma doação memorável feita á Canção Nova foi a do então governador de São Paulo, Geraldo Alckmin que doou ao grupo uma fazenda estadual anteriormente visada para realização da reforma agrária do Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), algo que chamou a atenção na época foi o fato de o atual secretário de educação ser integrante da comunidade.

Ainda no ramo de lucro com artigos religiosos outro grupo de bastante sucesso no Brasil é a Paulus Editora, que tem como diretor o padre Tom Viana, e é administrada pelos Padres e Irmão Paulinos desde 1931, possuindo a universidade de comunicação Fapcom, rádios, livrarias, programas de televisão, etc.

Assim como os Irmão Paulinos, alguns outros padres tem deixado o altar um pouco de lado e encontrado sucesso nos palcos, são “padres show” que encontram-se inclusos nessa nova abordagem especial que surgiu no catolicismo, eles tem assessoria de imprensa, agenda de shows, usam a televisão com mais ênfase, a internet, o rádio, e outras ferramentas que constroem uma poderosa rede de mídia em busca de reaver seus seguidores.

Com pregações diferenciadas, dinâmicas alegres, marketing, musicas e verdadeiros shows nas missas eles ocupam o lugar mais próximo do povo, com suas celebrações voltadas para o interior, eles escrevem livros, e lançam cd’s com a mesma frequência que artistas da indústria cultural, e o sucesso vai além da evangelização de pessoas, passando para sucesso de vendas. A Rede Vida possui uma das marcas mais poderosas do mercado, o padre Marcelo Rossi, professor, ator, escritor, cantor e sacerdote que comanda missas-show, tem um programa matinal

na Rádio Globo, já vendeu mais 11 milhões de cópias de sua discografia, possui contrato com a Sony Music, e com a ajuda de fiéis construiu o Santuário da Mãe de Deus no valor de 25 milhões com capacidade para 100. 000 de pessoas.

A TV Século 21 não fica atrás, e tem consigo o galã padre Fábio de Melo, que chama muita atenção pela sua beleza e vaidade, segue o mesmo estilo do padre Marcelo, é recordista de vendas em 2008, tem contrato com a Som Livre e inusitadamente traz em seu repertório musicas não religiosas, em 2010 ganhou troféu de melhor cantor nacional.

A atenção voltada aos padres galãs também está presente no Vaticano, que desde 2003 vende calendários preenchidos por belíssimas fotos de jovens padres italianos ironicamente selecionados pelo critério beleza, porém a igreja alega que o objetivo é levar informações sobre a Santa Sé e jamais instigar ao pecado. O Vaticano também tem inovado com relação as novas mídias, contam com TV, agência de notícias e fotos, rádio e assim como o papa Bento XVI o papa Francisco também possui conta nas redes sociais Twitter e Youtube.

O uso destes instrumentos de mercado demonstram o quanto o interesse da igreja católica aparenta estar voltado para a prosperidade, a maneira de evangelizar vem ganhando novas simbologias, e o capitalismo toma conta da fé apagando os traços dos antigos rituais e proporcionando que os fiéis vão a missa sem pelo amenos saírem de casa, a individualidade vem junto com a modernidade tornando o exercício de fé mais prático e com mesma eficiência, já que quase todos elementos midiáticos se assemelham a igreja. É como se o dizimo recebesse fins modernos.

 
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