• UFCA e Cariri de braços abertos para receber novos universitários

29 de janeiro de 2015 por

Conhecida por sua cultura, religiosidade e belezas naturais, a Região do Cariri é formada por vinte e sete municípios. Com uma população de quase um milhão de habitantes, os maiores pólos econômicos estão concentrados nas cidades de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha.

Há cerca de uma década, a região metropolitana do Cariri tem fortalecido o seu pólo universitário. Hoje, o chamado Crajubar (Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha) possui mais de 70 cursos superiores em faculdades públicas e privadas. Nesse ano, foram aprovados 980 alunos no SISU para ingressar na Universidade Federal do Cariri (UFCA), sediada nas cidades de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Icó e Brejo Santo.

ufca

Universidade Federal do Cariri – UFCA

Graças a democratização do acesso ao Ensino Superior através do ENEM, como tem acontecido nos últimos anos, uma boa parte dos novos universitários que ingressam na UFCA são oriundos de vários cantos do país e passam a fixar residência em um desses municípios, fato que tem contríbuido para, cada vez mais, transformar essas localidades em cidades universitárias.

E, apesar de serem tão próximas, as cidades do Crajubar, cuja distância não chega a ultrapassar os 12 quilômetros, cada uma delas possui suas próprias características e opções de lazer, entretenimento, moradia e outras facilidades para os universitários que adotam essa terra, mesmo que por um curto período.
Pensando nisso, pensamos num breve roteiro para auxiliar nossos novos calouros que vêm de fora a viverem longe do conforto de sua terra natal.

Onde comer
Os campus da UFCA dispõe de Restaurantes Universitários (RUs) para os alunos e oferecem almoço e jantar no valor de R$1,10;
Com o cardápio elaborado por nutricionistas, o Restaurante Popular é uma dica para quem quer comer bem e pagar pouco. Atualmente, esse tipo de restaurante funciona nas cidades de Juazeiro do Norte e Crato e fornecem almoço ao preço de R$ 2,00.
Também é possivel encontrar no centro das cidades do Crajubar várias alternativas com opções de pratos a la carte, self service (com ou sem peso) e comida caseira em marmitas a partir de R$ 6,00.

Como se deslocar
Para se deslocar no triângulo Crajubar de transporte coletivo existem algumas opções. As linhas de ônibus intermunicipal ligam as três cidades, bem como os transportes alternativos realizado pelas topics (vans de transporte alternativo). Essas linhas passam próximas aos Campi de Crato (Agronomia) e Barbalha (Medicina).
Já para chegar até o Campus de Juazeiro do Norte onde estão concentrados a maioria dos cursos existem algumas linhas de ônibus municipal em horários pré-definidos.
Outro serviço que funciona de forma razoavel é o taxi. Segundo o Sindicato dos Taxistas da Região Sul e Centro Sul do Estado do Ceará (Sinditaxi Cariri), somente em Juazeiro do Norte, a frota conta com aproximadamente 240 veículos legalizados.
Para chegar e sair da Região do Cariri há ainda o Terminal Rodoviário Regional com ônibus saindo diariamente para todas as regiões do país.

E para os que precisam pegar um avião, o Aeroporto Regional do Cariri recebe vários voos diariamente.

O que ver por aí
A região do Cariri é conhecida também por seu potencial turístico. Nas cidades de Crato e Barbalha, as grandes atrações são os balneários como o do Caldas, em Barbalha, clube Serrano em Crato, e as trilhas ecológicas da Chapada do Araripe. Já em Juazeiro do Norte, as atrações possuem temática religiosa que tem como destaque o Roteiro da Fé, percurso que interliga igrejas e lugares considerados sagrados realizado por romeiros peregrinos  e, claro, a estátua erguida na colina do horto em homenagem ao Padre Cícero;

Onde se divertir
Quando o assunto é lazer o Cariri deixa um pouco a desejar. No entanto, podemos encontrar pelas três cidades algumas casas de shows, bares e restaurantes com música ao vivo. Esporadicamente, algumas casas de shows realizam eventos; as salas de cinema do Cariri Shopping são uma boa opção para quem gosta de curtir a sétima arte; as unidades do SESC em Crato e Juazeiro do Norte e o Centro Cultural Banco do Nordeste dispõem de biblioteca e oferecem programação cultural variada e, na maioria das vezes, gratuitas.

Mas, é claro que a Região do Cariri não é apenas isso! Existem infinidades de opções que com um pouco de criatividade, bom humor e espírito de aventura podem fazer com que a vida universitária possa ser encarada de forma mais leve e prazerosa.

Então, calouros, sejam bem vindos!