• UFCA amplia os campi de Juazeiro, Crato e Barbalha

28 de janeiro de 2015 por

A Universidade Federal do Cariri – UFCA deu início a um projeto de expansão nos campi de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha, visando o aumento significativo de novos acadêmicos. De 2006 até hoje, foram edificados dez mil metros quadrados de área coberta em um terreno de 16 hectares.

Atualmente, está sendo construída a quinta etapa, a qual será aplicada quatro milhões e meio de reais. Quando pronta, um bloco de cinco andares abrigará a biblioteca, restaurante universitário, salas de aula e setores administrativos da instituição.

Além de Juazeiro, foram também ampliados os campi de Barbalha e Crato. Na Facudade de Medicina, em Barbalha, foram construídos um Biotério, um Laboratório de Histopatologia e o Centro Acadêmico.

Está em andamento a obra do refeitório e da escada com plataforma para deficiente. Já em Crato, desde 2010, foram edificados seis blocos para administração, salas de aula, gabinetes de professores, restaurante e oficina. Encontram-se em licitação as obras de execução do estacionamento, urbanização e guarita.

As construções objetivam atender com mais tecnologia e comodidade os novos acadêmicos que ingressam todos os anos na UFCA. Somente em 2015, 980 vagas serão ofertadas entre os campi de Juazeiro do Norte, Barbalha, Crato, Icó e Brejo Santo.

De acordo com Demetrius Barbosa Cartaxo, membro da Pró-Reitoria de Ensino (PROEN) da UFCA, até 2016 novos cursos serão criados nos campi de Icó e Brejo Santo, além de Juazeiro do Norte. O aumento de cursos ofertados refletirá, consequetemente, no crescimento do número de universitários, demandando maior espaço físico.

Ao todo, mais de 29 mil candidatos disputam vagas nos 13 cursos ofertados pela Federal do Cariri. As graduações mais disputadas nesta primeira etapa são Administração de Empresas (4.108) e Medicina (3.546), seguidas por Engenharia Civil e Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Para todos os cursos, as notas de cortes – na primeira chamada – estão com nota de corte acima dos 600 pontos.

SAIBA MAIS

Quando iniciou, em 2010, 51 IES adotavam o Sisu como meio de seleção. Hoje, são 128 um crescimento de 151%. O número de vagas saltou de 47.913 em 2010, para 205.514 em 2014, elevação de 329%. Já a quantidade de inscritos pulou de 1.664.532 para 5.431.904, um aumento de 226% no mesmo período.

Àqueles estudantes que não forem selecionados na primeira chamada, poderão participar da lista de esperar, entre os dias 26 de janeiro a 06 de fevereiro. O candidato deve novamente acessar o site do MEC e manifestar interesse em participar da lista. Contudo, o candidato deixa de concorrer à segunda opção de curso.

Além das chamadas regulares para o Sisu, o estudante que realizou o ENEM deste ano poderá concorrer à vagas no Programa Universidade para Todos – Prouni, destinado à vagas em instituições privadas de ensino superior.