• A problemática do transporte público na UFCA

28 de março de 2023 por

Por Maria de Fátima Rodrigues Costa

Estudantes indo em direção ao transporte privado na UFCA

Desde a volta das aulas presenciais, o transporte público tem sido pauta entre os estudantes, a maioria dos municípios não disponibiliza esse serviço gratuito, mesmo com a cobrança da comunidade acadêmica.

O aluno Pedro Uislei Alves Martins usa três transportes no trajeto de Cedro até a  UFCA, que são pagos por ele e um ônibus que é “de graça”, porém tem uma taxa mensal para manutenção das operações. Ele teve que trancar um semestre de seu curso porque a rota foi temporariamente suspensa. “Com um semestre trancado, fiquei bem para trás e meu rendimento caiu, fazendo com que perdesse a vaga em determinadas disciplinas. Meu gasto com transporte é elevado e me impede de cursar as disciplinas optativas pela inexistência de transporte no horário. Se fosse gratuito, eu também poderia usar o dinheiro que seria gasto com transporte em outras coisas, como alimentação”

Em abril de 2022, depois de várias manifestações a câmara municipal de Juazeiro do Norte aprovou a volta dos ônibus da linha 9 e 11, suspensas desde o início do ano letivo, juntamente com o passe livre, o qual nunca foi implementado.

No Crato o transporte também tem sido um assunto de constante revolta, em outubro do ano passado os professores Marcelo Bezerra e Silvério Júnior estiveram presentes em uma sessão ordinária da assembleia legislativa para reivindicar ônibus gratuitos. Na época, o líder do prefeito na câmara solicitou um parecer jurídico sobre o tema. Atualmente apenas uma empresa, a Kariri Tur, opera no intermunicipal até a cidade universitária, recentemente a mensalidade teve um aumento de 25%, o que dificulta a vida dos usuários com menos condições financeiras, segundo a empresa o reajuste é devido a inflação e o preço do diesel. A secretaria de educação do Crato foi procurada para dar esclarecimentos, até o fechamento da matéria não houve retorno.

Saymon Furtado, aluno da UFCA

Em contrapartida algumas cidades, de população e orçamento bem menor que oferecem o transporte grátis, como é o caso de Caririaçu, que há mais de 10 anos oferece sem nenhum custo aos alunos, no total são 6 ônibus para quem estuda em qualquer turno em Juazeiro e Crato.

“O nosso transporte gratuito é muito importante, ajuda nossos moradores a concluir sua formação, ter uma carreira e um futuro melhor” Diz um representante em nome do secretário de transporte escolar José Silva de Lima.

Já o motorista caririaçuense José Cícero Gonçalo enfatiza o benefício do serviço público. “ Já trabalho a muitos anos nessa profissão, realmente é muito cansativo se deslocar até a instituição, mas para quem quer estudar abre caminhos. Espero que outras cidades possam implementar essa gratuidade”

Frota de ônibus escolares de Caririaçu/ Reprodução: redes sociais

Granjeiro, menor cidade do estado, Potengi, Barbalha e Nova Olinda também não cobram mensalidade dos acadêmicos.