• Vegetarianismo na UFCA: A Adaptação da Universidade ao Publico Vegetariano

28 de março de 2023 por

por Danilo Oliveira e Luan Feitosa

O Refeitório Universitário, ou RU, da UFCA disponibiliza atualmente de um serviço de solicitação de refeição especial para que as pessoas vegetarianas possam ter acesso prioritário à porção vegetariana disponibilizada pelo serviço universitário, contudo, o restante da comunidade acadêmica pode optar por também consumir a opção vegetariana desde que essa esteja ainda disponível e não seja uma porção reservada para alguém vegetariano. Essa prática é possível pois 80% das opções são divididas para dois tipos de carne e 20% é referente à opção vegetariana , desses 20% total, cerca de 28 porções são separadas para pessoas que possuem cadastro vegetariano ativo.

Autor: Danilo Oliveira

É extremamente válido ressaltar que mesmo tendo o cadastro vegetariano a pessoa pode não necessariamente ser vegetariana e nem todo o público vegetariano da UFCA possui o cadastro pois não realizam a refeição no campus.

Atualmente, a equipe de coordenação do RU, que conta com a coordenação do Breno Alves Cipriano e a Ana Karine Alves de Moura que atua como Gerente/Nutricionista, tem se movimentado para reduzir ao máximo o desperdício de refeições, ou a falta de porções dela para pessoas vegetarianas, especialmente referente à porção vegetariana. Um comunicado foi enviado para os alunos cadastrados atualmente, e os alunos que possuíam cadastro nos semestres anteriores reforçando a importância de atualizar seus cadastros para que a contabilidade correta de porções fosse feita, desse modo evitando o desperdício. Em anexo ao e-mail enviado estava o seguinte panfleto que informa bem , aos vegetarianos e não-vegetarianos como o RU deve prosseguir esse semestre para evitar falta e desperdício dessas porções.

imagem disponibilizada pela UFCA nos e-mails

Nos últimos anos o vegetarianismo tornou-se uma prática cada vez mais comum. Não é difícil encontrar adeptos desse movimento em todo o Brasil, as universidades não são uma exceção para esse caso. vamos ver como elas têm se adequado para atender a essa parcela de alunos com olhar especial para a Universidade Federal do Cariri a UFCA.

O vegetarianismo é um movimento que cresceu bastante nos últimos anos, pessoas vem aderindo a esse tipo de alimentação não como uma simples dieta restrita ou  apenas como uma forma de luta pelos direitos dos animais, mas sim , também, como um ato de resistência política, o que torna cada vez mais comum pessoas vegetarianas transacionaram para o veganismo por ser uma estilo de vida que atende bem mais à esses ideais políticos e sociais.

O vegetarianismo se divide em 3 subcategorias, ovolactovegetariano, lactovegetariano e vegetarianos estritos a figura 1 ilustra bem como essas categorias do vegetarianismo funcionam:

Figura 1 (Autor: Danilo Oliveira)

Já o veganismo consiste em uma mudança mais radical no estilo de vida ocidental comum, os adeptos desse movimento optam por cortar completamente o consumo de qualquer produto de origem animal, isso inclui não apenas o consumo de carne como, também, derivados de outros animais como leite e seus derivados, ovos, mel, gorduras de origem animal e não restringindo-se apenas na alimentação mas também no cotidiano que também não usam couro, seda, ou produtos que são testados ou tem alguma origem animal.

A manutenção do serviço de refeição especial voltado para o público em geral da UFCA é de tremenda importância não apenas para o cumprimento de uma “dieta da moda” mas sim para a manutenção da permanência na universidade de pessoas que optaram por cortar o consumo de carne da sua alimentação para lutar pelo direito dos animais. Cabe aqui também um questionamento, quando será implantada uma opção vegetariana para o RU? Existem planos e projetos para isso?

Categoria: Jornalismo de dados - Comentários: Comentários desativados em Vegetarianismo na UFCA: A Adaptação da Universidade ao Publico Vegetariano