• Projeto voluntário para cães abandonados na UFCA enfrenta dificuldades para se manter ativo

28 de março de 2023 por

Por Bianca Duarte e Rafael Silva

Cachorro na UFCA – Foto: Bianca Duarte e Rafael Silva.

O projeto voluntário UFCÃO, liderado por Fernanda Bastos Teixeira, estudante do curso de Administração, busca oferecer o máximo de auxílio para os animais abandonados nas redondezas da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Atualmente, cerca de vinte cães são atendidos pelo projeto, sendo a maioria residente no campus de Juazeiro do Norte.

Para manter os “doguinhos”, como Fernanda carinhosamente os chama, os custos são altos. “Mensalmente, são necessários cerca de 1020 reais para a compra das rações dos animais, e a cada quatro meses, também são necessários cerca de 550 reais para o custeio dos medicamentos antiparasitários.”, revela.

Apesar da boa ação, o projeto não dispõe de nenhuma ajuda de custo por parte da Instituição de Ensino. “Não tem e nunca teve nenhuma ajuda de custo proveniente da UFCA. Institucionalmente, é como se meu trabalho não existisse, pelo fato de não estar vinculado à universidade. O projeto sobrevive de doações de valores, medicamentos e objetos para realização do bazar. São pessoas que doam porque acham interessante o projeto e se solidarizam com a causa”, confessa a estudante.

Outro problema acrescentado por Fernanda é a baixa procura por adoção. Segundo ela, por se tratarem de animais sem raça definida, “vira-latas”, e por se tratarem de animais “velhos”, tendo em vista que a maioria se encontra entre as fases da adolescência e vida adulta, as pessoas têm preconceito e por isso a procura pela adoção é escassa. “Recentemente apareceu um pastor-alemão no campus Crato, que provavelmente havia se perdido. Quando a notícia se espalhou, um monte de gente veio me procurar para manifestar o interesse em adotar, caso o dono não aparecesse. Quando respondi ter um monte de vira-latas aptos à adoção, elas mudaram de assunto”.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), no Brasil, cerca de 30 milhões de animais vivem em situação de rua, sendo a maioria vítima de abandono. Os dados ainda afirmam que 10 milhões desses animais são gatos e 20 milhões cães.

Como ajudar o projeto

Uma das formas de ajudar na manutenção do projeto, é se tornar um “padrinho” ou “madrinha” do UFCÃO. Hoje, existem cerca de vinte colaboradores voluntários, 50% a menos dos que existiam antes da pandemia.

Cada pessoa doa, mensalmente, um valor fixo para ajudar nos custos financeiros. Não existe um valor estipulado, cada pessoa é quem decide quanto doar.

Outra forma de contribuir com o projeto se dá por meio da doação de objetos para o bazar do UFCÃO. Todos os meses é promovido o bazar solidário, onde são postos à venda roupas, calçados e livros. Todo o dinheiro arrecadado é investido no pagamento de consultas e exames, e na compra de medicamentos para os cachorros.

Para se tornar um “padrinho” ou “madrinha” do projeto, ou fazer alguma doação para o bazar solidário, basta entrar em contato com o perfil oficial do UFCÃO, @doguineosufca.

Conheça alguns dos doguinhos atendidos pelo projeto: