• Vereadores que se autodeclaram pretos ainda são poucos nas cidades do Cariri

  • Voltar
10 de março de 2024 por 

Por Caio Gabriel e Letícia Costa

O Cariri cearense totaliza 29 municípios e conta com uma população de 1.031.157 de habitantes, de acordo com o censo demográfico realizado em 2022 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados mostram que a maior parte da população caririense se considera negra (soma de pardos e pretos, segundo definição do próprio IBGE), representando 71,8% dos habitantes da região. Este número expressivo contrasta com a realidade das Câmaras Municipais. Entre os vereadores em exercício em janeiro de 2024, há um total de 56,8% parlamentares autodeclarados pretos ou pardos.  O número é ainda menor quando refere-se a pessoas pretas: de uma população de 91.367 autodeclaradas pretas, apenas 21 delas são membros atuais de uma câmara legislativa municipal na região do Cariri.

Clique sobre a imagem para ampliar o gráfico interativo sobre a distribuição de cadeiras nas câmaras municipais do Cariri por autodeclaração de cor/raça

É possível observar um padrão contrário com pessoas autodeclaradas brancas. O percentual desse grupo em relação à população total é de 27,87%, porém, 41,42% dos vereadores são brancos. Ou seja, brancos são menos numerosos entre a população, porém, têm maior representatividade política.

Esse índice é notável em dois municípios da região: Salitre, onde o percentual de pessoas pretas é o maior da região com 14,70%, porém, nenhum de seus 11 vereadores é autodeclarado preto. Em Juazeiro do Norte, slot88 a cidade da região com o maior número absoluto de pessoas pretas, totalizando 25.461, também não conta com nenhum representante no legislativo. No geral, apenas 13 dos 29 municípios do Cariri têm vereadores pretos eleitos, dado que reforça a falta de representatividade dentro das câmaras legislativas dos municípios. 

Nenhum vereador Indígena

O Cariri possui 940 pessoas autodeclaradas indígenas, o nome da região vem dos povos originários Kariri, que ocuparam o território sul do Ceará e oeste de Pernambuco, mas sofreram apagamento com a colonização dos portugueses. Os resquícios coloniais slot thailand podem ser sentidos ainda hoje, pois a falta de representatividade desse grupo racial se faz presente em toda a esfera regional quando observado o atual quadro de vereadores das cidades. Segundo dados coletados através dos sites oficiais das câmaras municipais, nenhuma das 29 cidades do Cariri possui vereador que se autodeclara indígena.