• Mulheres ocupam menos de 20% dos cargos de vereador nas cidades do Cariri

  • Voltar
11 de março de 2024 por 

Por Douglas Aureliano, Gean Rodrigues, Caio Cabral e Dayanne Silva

De acordo com os dados do Censo 2022 do IBGE, os homens ocupam grande parte dos cargos de vereador nas cidades do Cariri, representando 81,71%, enquanto as mulheres representam apenas 18,29%. Nas cidades de Barro, Farias Brito, Caririaçu e Porteiras, por exemplo,  dos 11 representantes de cada Câmara Municipal, dez são homens e apenas uma é mulher.

Clique sobre a imagem para ampliar o gráfico que mostra a relação de homens e mulheres nas câmaras municipais do Cariri

Segundo o IBGE, a cidade de Juazeiro do Norte, por exemplo, é composta em sua maioria por mulheres (52,6%),  em relação aos homens (47,6%), no entanto, dos 21 parlamentares do município, apenas duas são mulheres, Rosane Macêdo (Cidadania) e Jacqueline Gouveia (MDB). Em Porteiras, por exemplo, dos nove parlamentares, todos são homens,slot thailand também divergindo da população, em que sua maioria é composta por mulheres (50,9%).

Ainda em Juazeiro do Norte, é válido citar o caso de Yanny Brenna, médica e presidente da Câmara Municipal. Como vereadora, alcançou o feito de ser a segunda mulher na história a chegar à presidência do Legislativo no primeiro mandato eletivo.slot88 Em março de 2023, Yanny foi vítima de feminicídio, e teve seu cargo ocupado pelo vereador Subtenente Ednaldo Moura (PL), que assumiu definitivamente sua vaga. A jovem foi assassinada por um homem e teve sua vaga ocupada por outro homem, momento em que mais uma vez, o processo de representação da mulher em cargos de liderança dá um passo para trás. 

Poucas mulheres pretas

Apesar do crescente número de candidatos autodeclarados pardos e pretos e das recentes políticas afirmativas que garantem um número específico de candidaturas obrigatórias para mulheres, a região do Cariri ainda apresenta uma enorme discrepância tanto em questão de raça como de gênero quando são analisados os dados das eleições de 2020.

Do total de 338 parlamentares que ocupam cargo de vereador no Cariri apenas 62 são mulheres e dessas, apenas duas são mulheres pretas, embora,  segundo os dados do IBGE, as mulheres compõem o maior contingente populacional, mostrando que a representatividade ainda é bastante reduzida. 

Categoria: +Notícias - Comentários: Comentários desativados em Mulheres ocupam menos de 20% dos cargos de vereador nas cidades do Cariri