• No Cariri, mais de mil alunos da educação especial estudam em escolas públicas sem recursos de acessibilidade

  • Voltar
11 de março de 2024 por 

Por Caio Gabriel

Os dados do Censo Escolar de 2023, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira  (Inep), apontam que existem 11.056 alunos matriculados na educação especial em escolas públicas do Cariri. São estudantes que precisam de algum tipo de adaptação física ou sensorial para desenvolver as atividades. Contudo, 1.134 destes alunos, 10,26% do total, estudam em escolas sem recursos de acessibilidade, seja qualquer um deles: corrimão, elevador, piso tátil, rampa e os sinais sonoro, tátil e visual. 

Há um total de 1.119 escolas públicas no Cariri, entre as quais 156 não possuem qualquer recurso que promova acessibilidade aos estudantes. Proporcionalmente, Barro é a cidade que mais tem escolas nessa situação, um total de 48%. Outras 23 cidades do Cariri slot88 também possuem instituições de ensino inacessíveis para pessoas com deficiência. Em contrapartida, cinco cidades contam com todas as escolas públicas equipadas com ao menos um slot thailand recurso de acessibilidade: Abaiara, Altaneira, Araripe, Penaforte e Porteiras.

Clique na imagem para visualizar o número de escolas por município com e sem recursos de acessibilidade

A acessibilidade nas escolas é fundamental para garantir que todos os alunos, independentemente de suas habilidades e necessidades, tenham acesso igualitário à educação. Além de ser um direito garantido por lei, a acessibilidade contribui para a inclusão social e o desenvolvimento pleno dos estudantes. A falta de recursos de acessibilidade pode resultar em exclusão e limitação no acesso ao conhecimento para os alunos com deficiência, comprometendo seu desenvolvimento acadêmico e social. 

Categoria: +Notícias - Comentários: Comentários desativados em No Cariri, mais de mil alunos da educação especial estudam em escolas públicas sem recursos de acessibilidade