• Mais de 50 mil alunos da rede pública do Cariri estudam em escolas sem biblioteca, laboratório de informática e quadra de esporte

  • Voltar
11 de março de 2024 por 

Por Letícia Costa e Marcela Kaylane

Dados coletados do censo escolar do ano de 2023 divulgado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) indicam escolas da rede pública das cidades da região do Cariri, no estado do Ceará, sem biblioteca, laboratório de informática e quadra de esporte. No total, 50.521 alunos são afetados pela ausência destes espaços de ensino. Em Abaiara, 13 das 16 escolas do município não são contempladas com esses recursos. 

A região tem 29 municípios, e 11 deles apresentam mais da metade das escolas sem biblioteca, laboratório de informática e quadra de esportes. Além de Abaiara, as cidades de Tarrafas, Salitre, Barro, Granjeiro, Caririaçu, Milagres, Missão Velha, Porteiras, Campos Sales e Mauriti estão entre as 11 localidades afetadas pela ausência destes espaços.

O município de Juazeiro do Norte é considerada a metrópole caririense, e mesmo sendo a cidade com maior desenvolvimento econômico, ainda possui 5.250 estudantes sem acesso a biblioteca, laboratório de informática e área para atividades esportivas

Para a educação básica de qualidade é necessário uma infraestrutura escolar completa, que possibilite o contato com a literatura, livros didáticos, materiais de pesquisa e práticas de educação física, promovendo o desenvolvimento de habilidades slot thailand acadêmicas, tecnológicas, sociais e físicas dos alunos da rede pública de ensino. 

Garantia constitucional

Em conjunto, bibliotecas, laboratórios de informática e quadras de esportes complementam o currículo escolar, proporcionando aos alunos experiências educacionais enriquecedoras e diversificadas. Conforme o Art. 205 da Constituição Federal, “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração slot88 da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.


42% das escolas públicas do Crajubar não utilizam internet no processo de apredizagem 

O uso da internet nas salas de aula do Brasil não é uma realidade  em grande parte das instituições de ensino. Entre os municípios que compõem o Crajubar (Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha), localizado no estado do Ceará,  por exemplo, quando se trata da utilização de meios tecnológicos para o ensino, a escassez é imensa. Essa carência dificulta  o acesso  dos estudantes a notícias e artigos de cunho educacional 

Em Barbalha e Crato são 29 escolas públicas sem acesso a internet para  utilização no ensino, já em Juazeiro do Norte a situação é muito mais alarmante, tendo 40 escolas sem acesso a essa tecnologia no processo educacional. 

Uma instituição de ensino que pode ser usadas como exemplo é a Escola de Ensino Fundamental Antonio Costa Sampaio , no município de Barbalha, onde 488 estudantes são prejudicados pela falta de internet aplicada ao processo de aprendizagem. Na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamenta Santa Luzia, também em Barbalha, são 396 estudantes na mesma situação.

Categoria: +Notícias - Comentários: Comentários desativados em Mais de 50 mil alunos da rede pública do Cariri estudam em escolas sem biblioteca, laboratório de informática e quadra de esporte