• Mais de 5 mil alunos sofrem com ausência de serviços básicos na rede pública de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha

11 de março de 2024 por

Por Caio Cabral

O Cariri é uma das principais regiões do estado do Ceará, sendo o Crajubar, composto pelas cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, seu maior expoente por serem as três maiores cidades. Mas, em alguns aparelhos da rede pública de ensino, problemas antigos como falta de água potável e rede de esgoto ainda fazem parte da rotina desses espaços, tendo apenas a cidade do Crato como a única que conta com ambos os serviços em toda sua rede de ensino público.

Segundo o Censo Escolar da Educação Básica de 2023, seis escolas da rede pública de ensino ainda sofrem com a falta de abastecimento de água potável para os alunos e servidores, e ainda, cinco escolas sofrem com a total ausência de rede de esgoto.

De acordo com o censo, se somados, 5.422 alunos são afetados pela ausência de algum desses dois recursos vitais para o funcionamento dos aparelhos, estando entre estas, por exemplo, algumas das maiores escolas da rede pública da região, como por exemplo a escola EEM Adauto Bezerra, em Barbalha, que possui um total de 1.642 alunos matriculados, e também a escola EEM Governador Adauto Bezerra, em Juazeiro do Norte, que conta com 1894 alunos matriculados.

Este tipo de situação implica em diversas consequências extremamente negativas em diversos aspectos que envolvem não apenas a qualidade do ensino, mas também a saúde dos estudantes, permanência estudantil e portanto, a performance desses alunos em outras etapas de suas formações, ou seja, esses dados demonstram muito bem que apesar do estado slot thailand do Ceará ter sido destaque no quesito educação em âmbito nacional (segundo dados da SEDUC-CE), milhares de estudantes ainda sofrem com problemas que deveriam ter sido slot88 extintos a décadas.

Veja a relação de escolas que enfrentam a situação, segundo dados do Inep:

Categoria: +Notícias - Comentários: Comentários desativados em Mais de 5 mil alunos sofrem com ausência de serviços básicos na rede pública de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha