• Partidos lançam mais de 13 pré-candidatos às prefeituras do Crajubar para as eleições de 2024

  • Voltar
19 de março de 2024 por 

Por Antônio José, Everton Bruno e Suellem Albuquerque

Com cinco pré-candidaturas para as prefeituras de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, além do apoio de grandes nomes da legenda, o Partido dos Trabalhadores (PT) ganha destaque na disputa eleitoral de 2024. Em 2020, os dois candidatos à prefeito pelo PT, Guilherme Sampaio, em Barbalha e José Ailton, em Crato, foram eleitos. A expansão do partido intensificou os ânimos quanto à disputa pelas prefeituras dos três maiores colégios eleitorais da região do Cariri que, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), somam mais de 324.000 eleitores.

Os dados do TSE sobre o perfil do eleitorado indicam o crescimento no número de filiações ao PT no Crajubar. São 3.400 eleitores filiados ao partido. O perfil dominante do eleitorado, tendo como base o critério etário e de sexo, compreende cidadãos entre 45 e 49 anos, sendo mais de 50% mulheres.

Logo em seguida, apresentam-se os partidos do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), do Podemos (PODE) e do Partido Renovação Democrática (PRD), que, somados, totalizam mais de 1.900 eleitores. O perfil majoritário do eleitorado abrange a faixa etária de 45 a 59 anos, sendo mais de 72% homens. 

A disputa eleitoral no Crajubar

No Crato, até o momento, 8 candidatos pretendem disputar o cargo do atual Prefeito, Zé Ailton Brasil (PT), sendo dois deles filiados ao PT, Rondinele Brasil e Pedro Lobo. Em oposição, tem-se o Dr. Aloísio Brasil (União Brasil), que ocupou a segunda colocação nas últimas eleições, e o vereador Lucas Brasil (PSDB). 

Para o cratense Gustavo Machado Rebouças o que o leva a escolher determinado candidato, não é o partido, mas sim as ideias que o candidato defende. “Observo se ele persegue ou não o interesse público”.

Em Juazeiro do Norte, destaca-se o atual prefeito, Gledson Bezerra do PODEMOS. Ele quer fazer um feito inédito: “ser o primeiro candidato reeleito da cidade nos seus 112 anos de emancipação”. O prefeito vem tentando atrair aliados. Já a oposição, formada por ex-gestores e lideranças políticas da região, se unem para que a reeleição não aconteça. Também disputam a prefeitura do município, o deputado estadual Davi de Raimundão (MDB), o vice-prefeito Giovanni Sampaio (PSB) e o deputado estadual Fernando Santana (PT).

Segundo o juazeirense Daniel Lóssio o partido é indissociável da figura do candidato. “Afinal, ele se filia àquele partido que mais representa suas vertentes de pensamento”, disse. 

Já em Barbalha, o atual prefeito, Guilherme Saraiva (PT), antes filiado ao  PDT, ganha destaque para se reeleger. Até então, o grupo de oposição da cidade ainda não sabe quem irá representar o bloco adversário, que conta com o ex-prefeito Argemiro Sampaio condenado por abuso de poder e inelegível até 2028.

 A eleitora Feliciana de Carvalho, de Barbalha, é uma das que não levou em consideração o partido do candidato. “Só as ideias e as propostas de melhoria que ele tem pra me oferecer”, declarou.

Categoria: +Notícias - Tags: | | | - Comentários: Comentários desativados em Partidos lançam mais de 13 pré-candidatos às prefeituras do Crajubar para as eleições de 2024