• Investimento na educação pública do Ceará eleva índice de estudantes que fizeram o Enem em 2023

21 de março de 2024 por

Por Narliel Araújo e Emerson Alencar

Inaugurada em janeiro deste ano, em Farias Brito, na região do Cariri, a nova unidade das Escolas Estaduais de Ensino Profissional (EEEP), Antônio Valmir Ribeiro materializa uma política pública recorrente no Ceará: o investimento na ampliação da rede de ensino no estado. Com investimento público de mais de R$15 milhões de reais, a escola disponibiliza cursos técnicos de agronomia, administração e desenvolvimento de sistemas. De acordo com a Secretaria de Educação do Estado, a unidade deve receber 540 alunos em até três anos.

Para o diretor da EEEP Antônio Valmir Ribeiro, Cicero Duarte de Menezes, existe uma relação direta entre os investimentos públicos e o aumento dos índices positivos na educação pública. A participação e aprovação dos estudantes das escolas públicas cearenses no Enem é um reflexo do investimento na educação cearense dos últimos anos.

Cícero Duarte de Menezes atesta que o grande número de estudantes de escolas públicas do Ceará inscritos no Enem deve-se aos incentivos e investimentos em educação no Estado nos últimos anos

A criação destas escolas tem aumentado anualmente os índices acadêmicos do Ceará e tem sido principalmente uma conquista para o estado que investe ano após ano na educação, seja ela do ensino fundamental ou ensino médio. Em 2023, o estado nordestino alcançou mais uma marca impressionante. De acordo com a SEDUC, o ensino público alcançou o feito de 80% de alunos concluintes que fizeram o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Do total geral de inscritos no Enem, o Ceará se destacou com cerca de 90% de alunos da rede pública e 9% da rede privada.

90% de alunos da rede pública do Estado do Ceará inscreveram-se no Enem em 2023

Implementado em 2008 pelo governo estadual, a iniciativa de criar escolas técnicas profissionalizantes surgiu durante o mandato do governador Cid Gomes. O projeto visava integrar o ensino médio à educação profissional. Ainda em 2008, foram criadas 25 unidades das escolas, divididas em 20 municípios em todo o estado.

Hoje, as mais de 100 escolas fazem parte das 20 coordenadorias de ensino do Estado, com mais de 50 cursos diferentes. Na pesquisa anual realizada pelo Ideb, no ano de 2019, o Ceará se destacou e teve a quarta melhor escola de ensino médio do país, sendo esta a EEEP Adriano Nobre localizada no município de Itapajé, além das escolas EEEP Professor Walquer Cavalcante Maia e EEEP Professora Lysia Pimentel Gomes Sampaio, dos municípios de Nova Russas e Sobral, respectivamente, que juntos ocuparam a quinta posição.

As EEEP ‘s contam  hoje com 132 unidades espalhadas por todo o estado cearense. Seguem uma estrutura padrão, 12 salas de aula, divididas por 12 turmas de quatro cursos diferentes, seis laboratórios (Informática, Línguas, Física, Biologia, Química e Matemática), uma biblioteca, quatro banheiros (dois masculinos e dois femininos), uma quadra poliesportiva, refeitório, auditório, anfiteatro e laboratórios específicos para os cursos ofertados nas unidades. Além disso, a estrutura da escola é totalmente adaptada para o acesso para pessoas com deficiências, possuindo rampas para todas as áreas de acesso da instituição.

Categoria: +Notícias - Comentários: Comentários desativados em Investimento na educação pública do Ceará eleva índice de estudantes que fizeram o Enem em 2023