• IV Semana de Jornalismo UFCA é encerrada com lançamento de produções impressas do curso e sarau literário

7 de junho de 2019 por

Na última sexta-feira, 31/05, aconteceu o último dia de programação da IV Semana do Jornalismo, que contou com o lançamento e pré-lançamento de algumas revistas produzidas pelo curso. O evento foi no Auditório Beata Maria de Araújo, com mediação do professor Anderson Sandes. Foram lançadas as revistas Caracteres, Memórias Kariri, Pequiá e Bárbaras.

A Caracteres é uma produção do laboratório de jornalismo impresso e lançou sua sexta edição. A publicação tem como foco histórias e relatos de jornalistas formados pela UFCA, entre eles Isaac Macêdo, Valéria Alves, Antônio Rodrigues e Alana Maria, além da matéria de capa com Huberto Cabral, importante historiador e jornalista caririense. A Memórias Kariri busca contar a história de personagens e locais importantes da região do Cariri e lançou sua segunda edição.

A Bárbaras é uma revista feita por mulheres e para mulheres. Foi pré-lançada sua segunda edição, que conta histórias de mulheres únicas e suas particularidades. A revista Pequiá, parceria da Pró-Reitoria de Cultura da UFCA com o Sesc, apresentou sua quinta edição, que contém entrevista dos escritores Tércia Montenegro e Daniel Viana, além de poesias, crônicas, contos e texto especial escrito pelo professor Tiago Coutinho sobre a sua tese de doutorado.

Após o evento, aconteceu o encerramento da semana com um sarau literário aberto ao público, na Moringa, entre os blocos A e C do Campus Juazeiro do Norte. O momento foi de confraternização entre professores e estudantes.

Para Marcia Ximenes, organizadora da IV Semana de Jornalismo UFCA, o evento atendeu às expectativas da comissão organizadora e dos estudantes e alcançou seu objetivo principal com sucesso. “O objetivo de um evento como esse é trazer um tema para ser debatido e esse tema ser discutido, ser conversado, ser pensado de uma forma bem mais ampla do que a gente faz em sala de aula no cotidiano. Então, é gratificante ver que no final a gente atingiu esse objetivo”, completou a professora.