• Construindo uma universidade acessível

23 de agosto de 2018 por

Por Mychelle Santos

Com o início do semestre, muito se tem falado e ouvido sobre as reformas que vem acontecendo no campus. Desde 2016, a Universidade Federal do Cariri (UFCA) passa por mudanças em sua estrutura devido à demanda dos novos cursos que serão implantados. Segundo o Departamento de Infraestrutura (DINFRA), as ações em andamento têm o objetivo de adequar toda a infraestrutura para atender as normas de acessibilidade, normas de segurança de combate a incêndio, recuperar estruturas e modernizar laboratórios e espaços acadêmicos.

De acordo com o informe publicado pelo departamento, as ações vêm sendo realizadas em todos os campi. Em Juazeiro do Norte as obras são adaptações das rampas, guia de balizamento, tela de proteção e guarda-corpo, corrimão das escadas e rampas da passarela, piso tátil para passarela e dos blocos, alargamentos de passeios, adaptações no mini-auditório e reforço na laje da passarela.

Todas essas mudanças e adaptações têm chamado a atenção dos discentes. É o que conta a estudante de administração, Fátima Maria, que disse estar satisfeita com todas essas mudanças. “Tudo está se modificando para a melhoria da universidade. Na minha concepção, vai ser uma melhoria para todos, que beneficiará todo o núcleo da UFCA”, afirmou. Ela ainda comentou sobre o estágio da reforma durante o período letivo. “Eu sei que está um pouco feio, principalmente a parte do meio [passarelas], mas são coisas naturais. O que eu acho é que os estudantes devem se conscientizar, porque, se está tendo reforma, é para a melhoria”.

Construções sempre geram poeira, entulho, o que acaba contribuindo para quem tem problemas respiratórios e alergias. “Eu sei que tem toda aquela perspectiva de doença e tudo, devido à poeira, mas logo ela vai ser concluída. É melhor a reforma agora do que o teto cair na cabeça de todo mundo!”, ironizou. A DINFRA disse “lamentar” os transtornos causados com as obras, devido à poeira e o barulho, e espera o mais breve possível para finalizar a obra.

IMG_20180703_152928126

Acessibilidade no Campus

O estudante Francisco Junior, do 1º semestre do curso de Administração, possui necessidade especial de locomoção. Ele precisa do auxílio de uma cadeira de rodas. Quando ingressou na universidade, as obras do campus já estavam em andamento. Para ele, essas modificações são de suma importância. “Como eu sou novato aqui e cheguei durante as reformas, não sei comparar com o que era antes, mas essas obras são essenciais. Qualquer instituição pública que você visite deve oferecer um livre acesso. É um direito que está na Constituição. Ir e vir sem precisar de ninguém”, disse ele. Antes de seu ingresso, Junior disse ter frequentado outra instituição de ensino, e que sentia dificuldades com o acesso. “Já frequentei outra universidade, e aqui ‘dá de 10 a 0’. Lá era complicado chegar até os corredores, aqui eu tenho facilidade, a acessibilidade vai desde a entrada até todo o restante da universidade”, completou.

Próximos passos

O projeto de ampliação e urbanização do Campus de Juazeiro do Norte continua. A construção de novos prédios e da residência para os estudantes são exemplos desse crescimento. A DINFRA publicou em informe que as próximas ordens de serviço devem contemplar a melhoria de laboratórios, adaptações do poço dos elevadores para iniciar a instalação dos equipamentos, do poço para plataforma, adaptação do sistema de segurança de combate a incêndio e melhoria de áreas de convivência.

Veja a seguir o projeto de urbanização do Campus Juazeiro do Norte:

(Produção UFCA)

Glossario