• UFCA abre debate sobre o destino da residência universitária

23 de agosto de 2018 por

Neste mês de agosto, primeiro mês de aula, está acontecendo na UFCA a discussão sobre o destino da residência universitária. Estudantes beneficiados pelo auxílio moradia foram convocados pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) para discutirem sobre o destino da residência.

Por Iara Meneses e Yasmin Gonçalves

Nos últimos dias ocorreram reuniões, sediadas na Associação dos Docentes da Universidade Federal do Ceará (ADUFC), abertas somente para o público beneficiado pelo auxílio moradia. O benefício visa a permanência dos alunos no curso de graduação da UFCA. É um recurso proveniente do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) criado pelo  Ministério da Educação (MEC).

De acordo com Liana Esmeraldo, pró-reitora adjunta de assuntos estudantis, “foi feito todo um estudo em relação a quanto custaria o estudante na residência e quanto custaria mantendo os estudantes  com o auxílio moradia, quando a gente observa de uma forma geral a diferença é muito pouca. Se for avaliar pelo lado financeiro tanto faz, se o estudante quiser a moradia tudo bem. A nossa posição é nesse sentido, fizemos os cálculos pra saber se teria um que tivesse um impacto maior financeiramente, mas não tem essa diferença”. Liana ainda destaca que para a residência poder existir “no  decorrer do tempo [precisa] ver uma realocação de um profissional que está aqui pra poder dá um suporte lá. Mas o impacto é praticamente o mesmo”.

Residência UFCA

Atual acesso a residência universitária Foto: Yasmin Gonçalves

Construção de via de acesso à residência universitária Foto: Yasmin Gonçalves

Construção de via de acesso à residência universitária
Foto: Yasmin Gonçalves

Ao todo são 235 estudantes atendidos pelo benefício, 127 destes no campus Juazeiro. E são estes os que estão envolvidos na discussão sobre o destino da residência universitária: alguns querem o prédio da residência para moradia e outros consideram que a estrutura ainda não está completa para funcionar como residência. Porém, ainda existem estudantes que não se enquadram de acordo com os critérios dos editais unificados da PRAE e entram para o cadastro de reserva, que este ano possui, somente no campus de Juazeiro do Norte, 59 estudantes. Algumas informações da relação de quantidades de vagas para auxílio moradia entre os anos de 2015 a 2017 estão demonstradas no infográfico abaixo:

As reuniões feitas pela PRAE nos últimos dias culminaram com uma votação, realizada nos dias 29 e 30 de agosto, na qual os estudantes decidirão entre a instalação e uso da residência universitária como morada ou a manutenção do pagamento do auxílio moradia.

Categoria: Educação - Comentários: Comentários desativados em UFCA abre debate sobre o destino da residência universitária