• Projeto da UFCA mantém blog de controle social

31 de agosto de 2018 por

Por Sávio Emanuel

O blog Cariri Transparente, lançado em maio de 2018, é dedicado a transformar os dados encontrados nos portais de transparência dos municípios do CRAJUBAR (Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha) em informações mais simples, que possam ser compreendidas pela população em geral. O projeto foi concebido pela Empresa Pública Práxis Pública, do curso de Administração Pública da Universidade Federal do Cariri (UFCA).

O objetivo do site é aumentar o controle social por parte da população caririense, despertando nela o seu papel de fiscalizador dos recursos públicos. Os idealizadores acreditam que apenas desta maneira pode se combater a corrupção e o mau uso do dinheiro público. Em média são feitas duas postagens por semana.

A administração do blog conta com cinco alunos, além do professor orientador Leandro Saraiva, todos do curso de Administração Pública. A ideia de criar a página veio do professor Leandro. À princípio seria apenas uma atividade de sua disciplina, mas logo se viu que o Cariri Transparente teria potencial para se tornar algo maior, virando parte de um projeto de extensão e da empresa júnior.

Professor Leandro Saraiva e estudantes participantes do Cariri Transparente em mesa redonda sobre o blog, durante o 2º Seminário de Educação Fiscal do Cariri

As matérias já feitas incluem explicações sobre prestação de contas das câmaras municipais, sobre o que é o Diário Oficial, arrecadação de impostos dos municípios, detalhes das verbas destinadas a cultura, além de informações sobre gastos das prefeituras da região.

Katheryne Gonçalves, uma das responsáveis pela manutenção do blog, diz que eles buscam trazer uma verdadeira transparência dos gastos públicos para toda a população. “Ser transparente não é só divulgar dados e torná-los acessíveis, mas é preciso, além disso, torná-los claros e compreensíveis”, afirma a estudante.

Katheryne ainda diz que apenas com uma noção real dos gastos da administração pública a população pode exercer um verdadeiro controle social. “Enquanto aluna, esse exercício de mediação me ajudou bastante com os temas debatidos em sala, melhorando meu aprendizado em contabilidade governamental. E enquanto cidadã esse projeto abriu meus olhos para a participação ativa da minha cidade”, completa.

O blog Cariri Transparente foi tema de mesa redonda no 2° Seminário de Educação Fiscal do Cariri, que aconteceu no Campus Juazeiro do Norte da UFCA nos dias 22 e 23 de agosto.