• Biblioteca da UFCA recebe doações de obras literárias

2 de outubro de 2018 por

Por Gabriela Gonçalves e Thamyres de Souza

A biblioteca da Universidade Federal do Cariri (UFCA) recebe uma verba anual de 500 mil reais para investir em livros, como afirma Lucélia Serra, diretora do sistema de bibliotecas. Com o  acervo ainda em processo de formação, esta quantia é insuficiente para adquirir os livros que fazem parte da bibliografia obrigatória dos cursos da Instituição. O valor reduzido impossibilita o investimentos em clássicos da literatura. Entretanto, por meio de doações, a biblioteca do campus de Juazeiro do Norte da UFCA tem algumas obras literárias catalogadas em seu acervo.

Criada em 2006, à época ainda vinculada  à Universidade Federal do Ceará (UFC), inicialmente a biblioteca adquiria somente os livros que os cursos solicitavam, como afirma Lucélia. Foi em 2013, com o surgimento da UFCA, fruto do desmembramento da UFC, que a biblioteca começou a se estruturar e a demandar ela mesma quais livros seriam adquiridos. A universidade possui cinco anos de autonomia e apenas quatro anos de compra de livros para seu acervo. Porém, a verba anual atualmente é destinada para a compra de exemplares necessários para os novos cursos que serão ofertados e, ainda assim, não consegue atender sua demanda.

Possuindo 3.660 livros disponíveis, um número considerado pequeno, mas que se justifica pelo pouco tempo de existência da biblioteca, os livros de literatura representam uma diminuta parte do acervo, contabilizando aproximadamente 100 títulos. Clique no gráfico abaixo para ampliar a imagem.

LivrosGrafico

Total de vezes que livros literários foram retirados da biblioteca desde o início de 2017 até setembro de 2018.

A leitura é uma parte essencial da trajetória acadêmica. Por mais diversos que sejam os cursos oferecidos por determinada universidade, a bibliografia básica é uma exigência para seu funcionamento. Porém, a formação de indivíduos na universidade pode oferecer mais do que apenas conhecimentos formais, e as bibliotecas institucionais devem, idealmente, proporcionar uma imersão nos mais variados universos através da literatura.

“A literatura ajuda a fixar alguns conceitos teóricos e estimula a escrita criativa e nossa bagagem para a produção de textos”, afirma Wesley Guilherme, aluno do curso de jornalismo. Ele costuma retirar livros de literatura da biblioteca da UFCA para “desacademizar” a mente.

Como uma solução para a limitação das verbas da biblioteca é ainda distante, qualquer pessoa interessada em expandir o contato com a literatura nesse espaço pode fazer doações de livros. Basta preencher um formulário com informações básicas, depois o livro passa pelo bibliotecário para ser catalogado e, posteriormente, fica disponível no acervo para ser retirado.

Foto: Thamyres de Souza

Histórias fantásticas, contos, versos e crônicas carregam conhecimentos a serem transmitidos para seus leitores. São obras de grande importância para a formação da sensibilidade e subjetividade dos indivíduos. Quem tem livros empoeirados nas estantes de casa enxerguem nessa dificuldade da instituição uma forma de oferecer uma nova vida às histórias que tem o potencial de transformar realidades. A literatura é uma forma de conectar-se com outras visões de mundo e até mesmo de trazer leveza para a vida tão corrida do estudante universitário. Por isso é importante investir e apoiá-la.

Portanto, não deixe de doar livros para a biblioteca da UFCA. Clique aqui para acessar o formulário de doações. Ações como essa ajudam na construção do acervo literário e possibilitam que mais pessoas tenham acesso à histórias clássicas e incríveis.