• Cineclube UFCA especial exibe “O Quinto Poder” na IV Semana de Jornalismo

18 de junho de 2019 por

O Cineclube UFCA, projeto de cultura da Universidade Federal do Cariri, exibiu na terça-feira, 28/05, o filme “O Quinto Poder” durante a IV Semana de Jornalismo, que aconteceu de 27 a 31 de maio, na Universidade. O filme narra a história dos fundadores do site Wikileaks e mostra como, em pouco tempo, a plataforma passou a dar mais furos noticiosos do que a mídia convencional.

Após a exibição do filme, houve um debate sobre o jornalismo de dados, tema do evento, com Lícia Maia – repórter do Portal Badalo e ex-aluna da instituição. Quando questionada sobre os limites do jornalismo de dados por um dos estudantes que participou da sessão, Lícia disse:

“Na questão de procurar, de ir nas fontes, de quando você não tem aqueles dados e está procurando os dados, eu acho que a gente pode ir até onde o Código de Ética deixa e até onde a gente não fere os outros”.

DSC_0793Foto: Vitorino Silva

Proponente do Cineclube UFCA, o estudante de Jornalismo Paulo Rossi explicou a importância do projeto participar da Semana de Jornalismo: “O Cineclube traz para o campo do jornalismo debates importantes que permeiam a sociedade e faz com que os alunos tenham contato com pontos de vista diferentes. Além disso, o Jornalismo de Dados, tema do evento deste ano, ajuda-nos a entender a construção de informações verídicas e bem estruturadas. ”