• Mostra Audiovisual exibe os TCCs do curso de Jornalismo da UFCA

18 de junho de 2019 por

A IV Semana de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri contou com uma Mostra Audiovisual, que exibiu na última quarta-feira, 29/05, no auditório Beata Maria de Araújo, quatro produções audiovisuais defendidas como Trabalho de Conclusão de Curso nos anos de 2017 e 2018.

As produções audiovisuais apresentadas tratavam de temas diversos. A Imagem Vale Mais, de Laiany Braga e Iúrio Ferreira, aborda as ressignificações da imagem do Padre Cícero no comércio de Juazeiro do Norte, Ceará. Já Jornal de Um Homem Só, de Ana Maria dos Santos, Erivaldo Menezes e Francisco Pereira, narra a história de Demontieux Fernandes que, desde os anos 90, produz, edita e distribui sozinho o jornal local diário Folha da Manhã.

Vozes: a trajetória de mulheres caririenses no Rádio, de Andreia dos Santos e Lucas Gonçalves, conta a trajetória de três mulheres do Cariri cearense no rádio: Célia Rodrigues (Juazeiro do Norte), Zélia Moura (Farias Brito) e Cecília Santos (Barbalha). Junina Raiz, de Lícia Maia mostra, numa cronologia invertida, o processo de criação, montagem e apresentação artística de uma quadrilha junina profissional.

Após as exibições dos audiovisuais, houve um debate com os jornalistas produtores e seus respectivos professores orientadores, mediado pelo professor doutor em Comunicação e Semiótica, Joubert Arrais.

Para Andreia dos Santos, produtora de um dos documentários, o momento de exibição e debate na mostra audiovisual é importante para todos os estudantes. “Por ser da turma formada em 2017, posso garantir que, até então, na minha época, não tínhamos a chance de assistir e conversar sobre os TCCs documentários produzidos pelos alunos egressos. Por esta razão, eu acredito que levar os nossos trabalhos para os novos alunos do curso pode ser muito benéfico no sentido de viabilizar as trocas de experiências na produção de documentários e ainda esclarecer as dúvidas que muitos têm na hora de escolher como fazer o trabalho de conclusão de curso. Além disso, acredito que para nós, alunos egressos, é importante voltar à universidade para mostrar um trabalho tão importante para a nossa trajetória acadêmica”, disse a jornalista.

O evento encerrou o terceiro dia da IV Semana de Jornalismo UFCA, que também contou com uma roda de conversa sobre a qualidade da formação do comunicador, ministrada pelo professor Tiago Coutinho.