• Jovem encontra na fotografia instrumento de expressar autoestima e empoderamento feminino

31 de agosto de 2021 por

Jovem fotógrafa relata suas experiências na elaboração de seus ensaios fotográficos.

Por: Joyce Ellen, Acácio, Josué Ernandes, Lucas Sales, Maria Jocilane e Larissa Maria

Em tempos de redes sociais, a fotografia passou a significar um ato de empoderamento e auto aceitação. Apesar da pressão social, alguns fotógrafos tentam sensibilizar momentos de felicidade e únicos na vida de seus clientes. A estudante do curso de Jornalismo, da Universidade Federal do Cariri, e fotógrafa, Larissa Carneiro, 24 anos, relata sobre a importância de seu trabalho na captação de momentos felizes e até mesmo na elevação da autoestima.

Tendo uma sociedade que aponta tanto o dedo e que julga muito o corpo de outra pessoa, não é muito difícil usar a fotografia para despertar o empoderamento feminino ou masculino, dependendo do público que eu trabalho. Eu faço isso de uma maneira sutil. Tento capturar ângulos diversos, saber um pouco a história do meu cliente, para eu conseguir passar a mensagem através das minhas fotografias.

Foto: Larissa Carneiro

O padrão de beleza imposto pela sociedade, principalmente em mulheres, é um dos principais desafios para Larissa. A Jovem fotógrafa comenta que já escutou relatos de suas próprias clientes sobre edições de imagens para afinar a cintura no photoshop, e outros macetes. Entretanto, Larissa conta que esse é um dos momentos em que ela para o seu trabalho e conversa com suas clientes sobre auto aceitação, autoestima e valorização do corpo.

Tentando eliminar os padrões impostos, a jovem empreendedora e fotógrafa é perguntada se acredita que tem em mãos, uma ferramenta poderosa para elevar a auto estima de seus clientes, principalmente em mulheres.

Uso esse poder o máximo possível. Desde o clique, cenário, pose, até a hora de edição. Quero que ela se sinta linda e maravilhosa, postando as fotos e comemorando aquela data. Mas, não é uma coisa que depende só de mim. Pode ser a foto mais linda do mundo, mas, se ela estiver com psicológico abalado, ela vai encontrar um defeito.

Foto: Larissa Carneiro

Na era digital, as fotografias passaram a ter um determinado período de consumo. Momentos ou outros são registrados e guardados para futuras lembranças. Questionada sobre como se sente fotografando momentos inesquecíveis na vida de seus clientes, Larissa responde que é “gratificante” que o seu trabalho supere as expectativas de quem a contrata.

Me deixa muito feliz e gratificada. É quando eu olho e digo ‘é esse caminho que eu tenho que trilhar. Estou no caminho certo’. Por que é o que eu sei fazer de melhor: registrar os sentimentos das pessoas, capturar momentos felizes e poder entregar isso a elas. O bom da fotografia é isso, é registrar o presente e ficar relembrando […]. Amo contar histórias através de minhas fotos, conhecer a história de cada pessoa e poder retratar em cliques… Tenho a consciência que não ‘bato’ só foto. É muito mais complexo.

Canal do Youtube da Larissa Carneiro